Dokumenta filmo kaj marĝena muziko

Cinema Documental e as Músicas das Margens 

Documentary film & the musical fringes

SONICA EKRANO é um novo festival de cinema documental dedicado a músicas, músicos, sons e movimentos nas margens da massificação e da popularidade.

Se, num panorama nacional de muitos e bons festivais de cinema, é ainda assim difícil encontrar a música como protagonista principal, o que dizer das “outras músicas”? Como chegar a filmes excepcionais que retratam artistas, sons e movimentos locais e globais que tantas vezes passam por entre os interstícios da ampla oferta audiovisual dos nossos dias? É longe dos holofotes mediáticos que tantas vezes se vai criando a história - tanto no presente como em passados que, por vezes, demoram décadas a ser (re)conhecidos.

A primeira edição deste novo festival assegura a existência de um espaço de oportunidade para assistir a obras cinematográficas às quais – mesmo na era das plataformas digitais – o acesso é limitado, num contributo mais em prol da inclusão audiovisual, atentando à diversidade geográfica e ao equilíbrio entre perspectivas históricas e narrativas contemporâneas.

O nome SONICA EKRANO, grafado em esperanto (significando, em português, “Tela de Som”), procura reflectir a música e o cinema enquanto “linguagens universais”, homenageando simultaneamente a forte tradição esperantista na margem sul do Tejo, e em particular no Barreiro e na Moita (Baixa da Banheira) que acolherão o festival entre os dias 9 e 18 de Setembro.

Ao longo de 13 sessões, divididas entre o Fórum Cultural José Manuel Figueiredo (9 a 12), a Biblioteca Municipal do Barreiro (13 a 16) e o Auditório Municipal Augusto Cabrita (17 e 18), apresentamos outros tantos filmes (todos longas-metragens), com produção posterior a 2015, com quase metade em estreia nacional. Espreitem o programa que preparámos, e vivam-no de perto, na Margem certa.

linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram