« Regressar ao programa

Um documentário sobre a vida incomum e extraordinária do guitarrista e compositor norte-americano Robbie Basho, terminada abruptamente e de forma bizarra nas mãos de um quiroprata(!), numa de muitas visitas habituais.

Basho viveu convencido de que a sua música não o sobreviveria; órfão desde cedo, diagnosticado com sinestesia (uma união dos sentidos que o levava a interpretar o som como se fosse cor), e reclamando ser a reencarnação de um poeta do séc. XVII, compôs canções tão alienígenas quanto a sua personalidade, numa carreira breve durante a qual criou as fundações para várias mudanças radicais no panorama musical americano das décadas de 1960 e 1970, contribuindo para o ressurgimento e implementação da guitarra acústica e da música folk como base para experimentações cósmicas.

Este filme é uma viagem pela vida perturbada de um artista único, rico em detalhes para os seus fãs mas também porta de entrada ideal para os não-iniciados, repleto de materiais de arquivo previamente indisponíveis e de retratos marcantes das paisagens e fenómenos naturais que serviram de inspiração para a sua música.

De: Liam Barker
2017 | Reino Unido | 87'
Legendado em português 

Classificação: M/12
[estreia nacional]

Bilhetes

Local: Fórum Cultural José Manuel Figueiredo
Hora: 21:30
Preço: 2,97€

linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram