« Regressar ao programa

Irfan Khan é um dos mestres do sarod - instrumento de cordas ligado à música hindustani - e, como habitualmente nesse tradição musical indiana, um representante de uma dinastia, neste caso da região de Lucknow-Shahjahanpur-Gharana. O seu avô, Sakhawat Hussein Khan, ajudou a formar as linhas que definem esta música clássica indiana, e foi, muito antes do famoso Ravi Shankhar, dos primeiros músicos da região a actuar em palcos europeus, na década de 1930.

Neste filme, o realizador Markus Schlaffke documenta o retorno de Irfan Khan à Índia, em 2014, após vários anos de ensino no estrangeiro; Khan pretende retomar a sua carreira enquanto músico ao vivo e, em simultâneo, acompanhar assuntos de família. A partir daí, acompanhamos os seus esforços para, sem qualquer suporte institucional, manter viva a sua herança musical, numa luta tantas vezes inglória que o leva dos palácios de Lucknow a arquivos alemães.

De:  Markus Schlaffke
2018 | Alemanha  / Índia | 60’
Classificação: M/12
Legendado em inglês
[estreia nacional]

Bilhetes

Local: Biblioteca Municipal do Barreiro
Hora: 21:00
Preço: 2,5€

linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram